quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Furacão Matthew coloca Flórida em estado de emergência

Imagem ilustrativa

A temporada de furacões na Flórida acontece do dia 1° de junho até 30 de novembro e geralmente os furacões se transformam em tempestade antes de atingir Orlando. Porém, o furacão Matthew que já causou prejuízos no Haiti está indo em direção aos Estados Unidos. O presidente Barack Obama declarou, hoje, dia 06, estado de emergência na Flórida. 

Parques temáticos fecham e voos são cancelados 

Aviso no site da Disney 

Até ontem, apenas alguns parques tinham anunciado o fechamento, mas hoje a medida se estendeu para os principais parques que estão antecipando o fechamento: entre 15h e 17h. O Walt Disney World Resort, a Universal Orlando, o SeaWorld, a LEGOLAND, o Busch Gardens, o Aquatica e o Kennedy Space Center permanecerão fechados amanhã, dia 07 de outubro. Os aeroportos também tiveram mudanças. Cerca de 1.500 voos foram cancelados. A maioria da empresa American Airlines. Muitos voos partindo do Brasil ou com chegada também para o Brasil tiveram cancelamentos: 

Azul Airlines: "Os voos 8704 e 8705, que fariam as rotas São Paulo (Viracopos) - Fort Lauderdale (Miami) - São Paulo (Viracopos), serão cancelados entre hoje e amanhã (6/10). Também serão cancelados os voos 8706 e 8707, que fariam as rotas São Paulo (Viracopos) - Orlando - São Paulo (Viracopos) nesta sexta-feira (7/10). Os Clientes dos voos em questão serão informados e reacomodados em outros voos da companhia ou poderão solicitar reembolso integral dos bilhetes". 

 Latam: cancelou ou reprogramou os voos. Você pode saber sobre os voos e os procedimentos clicando aqui.

Delta Airlines: Informou que o voo 196, entre São Paulo e Orlando foi cancelado nesta sexta. Os passageiros podem pedir reembolso ou remarcar a passagem. Mais informações, ligue para 0800 761-0035. 

American Airlines: Informações sobre esta empresa você pode conferir aqui

Previsões de estragos e outros fechamentos 



O furacão atingiu o Haiti na categoria 4. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA rebaixou para a categoria 3. Porém, o governador da Flórida Rick Scott informou que os danos podem ser catastróficos se o furacão Matthew abater diretamente o Estado. Em Orlando, é perceptível que a notícia mudou a rotina dos moradores e turistas. Mercados, como o Wallmart, tiveram muitas prateleiras esvaziadas. Outros centros de compras e de lazer também estarão fechados. O Florida Mall já emitiu um aviso em seu site (imagem acima). 

Saiba como se preparar


O ideal é planejar com antecedência. O Estado da Flórida possui um aplicativo on-line que permite a criação de planos de emergência. A primeira coisa a fazer é entrar em contato com a gerência do hotel para saber se existe algum plano de evacuação, tanto no hotel como no Estado da Flórida. O site do Itamaraty recomenda: "É importante, nessas situações, identificar abrigos temporários; ter à mão casacos e roupas impermeáveis; guardar documentos (carteira de identidade, passaporte, etc.) em bolsas plásticas e procurar afastar-se de zonas costeiras". 

Ainda emite que: "Durante o furação, deve-se desconectar os serviços básicos de luz, água e gás; não acender velas, isqueiros, fósforos; ficar afastado de portas e janelas; buscar abrigo em locais com paredes mais seguras e de dimensões menores; e procurar afastar-se de rios, lagos e do mar. Após a passagem do furacão, deve-se verificar se o local em que se buscou abrigo sofreu danos significativos. Em caso afirmativo, deve-se abandoná-lo até que as reparações sejam feitas". 

Vamos torcer para que o furacão Matthew não atinja a Flórida. Em breve novas informações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário