domingo, 21 de junho de 2015

A magia dos cinco sentidos no Walt Disney World Resort



Tudo é muito planejado e estudado para a sua estadia ser especial nos complexo da Disney. Os imagineers estudam tudo, até os cinco sentidos para fazer atrações, brinquedos e restaurantes. Cerca de 70% dos receptores sensoriais do corpo humano estão nos olhos. A cor é um elemento importante nos parques. Muitos convidados notam o incomum esquema de roxo e vermelho nas placas de sinalização. Como um experimento, bandeiras de todas as cores foram colocadas no parques e os convidados foram solicitados a responder quais as cores que eles mais se lembravam: roxo e vermelho. 

Ao projetar o cenário, as únicas vibrações que os convidados ouvem são positivas. Se você já saiu da atração It's a Small World cantando a música da atração, você já deve ter percebido a força de um som no cenário. Nos desfiles, há cerca de 175 alto-falantes espalhados pelo percurso para o som ser ouvido de qualquer lugar da rua. E como a trilha se movimenta junto com o desfile? Há 33 zonas sensoriais que assim que o carro alegórico passa, aciona um sensor. 

Já o olfato é muito simples. Você já deve ter sentido o cheiro de pipoca ou de pão pela manhã. Mesmo não vendendo muitas pipocas pela manhã, o milho já está estourando. 



Já o tato é principalmente sentido nas calçadas do complexo. Quando você muda de área dentro dos parques, por exemplo, a textura do chão também muda. E as atrações que respingam água servem para intensificar as experiências e criar memórias mágicas. 

E o paladar é impossível não notar. Os cardápios mudam de acordo com o cenário e as refeições tentam ativar todas as células gustativas do convidado. É ou não é mágico? 

Com informações do livro O jeito Disney de Encantar os Clientes

Nenhum comentário:

Postar um comentário