sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Um encontro memorável com o astronauta Marcos Pontes


No dia 30 de março de 2006, o brasileiro natural de São Paulo, Marcos Pontes partiu para a maior jornada da sua vida. A bordo da nave russa Soyuz TMA-8, ele entrou para a história ao se tornar o primeiro astronauta brasileiro a chegar ao espaço. Formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Marcos nem poderia imaginar que seria lembrado por muitas gerações. 

Em 1998, a NASA selecionou Marcos para integrar o seu time de astronautas e com muita determinação, ele conseguiu ser escalado para o voo ao espaço. Após retornar, em 8 de abril de 2006, os fãs fazem de tudo para conhecê-lo. 

Se você sempre sonhou em conseguir um autógrafo, uma foto ou conversar com primeiro astronauta brasileiro a chegar ao espaço, poderá ter essa grande chance no Kennedy Space Center.  Em 2018, Marcos Pontes estará presente nos dias 18 a 22 de janeiro e 16 a 22 de julho. 

O Viva Disney e Orlando conversou com Marcos Pontes e você confere a entrevista completa abaixo: 




Viva Disney e Orlando: Conte para nós do Viva Disney e Orlando quando e por qual motivo você decidiu ser astronauta. 

Marcos Pontes: Desde criança eu queria voar… ser piloto. Comecei minha carreira como eletricista aprendiz aos 14 anos para ajudar no orçamento em casa. Depois fui para a Academia da Força Aérea, fui piloto, piloto de caça, piloto de testes de aviões, e engenheiro aeronáutico formado no ITA. Aí decidi ser astronauta. Fiz mestrados em Mecânica Orbital e Engenharia de sistemas. Quando estava no meu doutorado, o Brasil entrou no programa da International Space Station (ISS) através da NASA, que exigiu que o Brasil fornecesse um profissional para ser astronauta da turma da NASA de 1998 para manutenção da ISS, e que ela, a NASA, fizesse a escolha. A Agência Espacial Brasileira (AEB) fez então um concurso público, eu me inscrevi e fui selecionado pela NASA. No ano que vem, completo 20 anos de trabalho com os projetos dos programas espaciais nos EUA e no Brasil. Veja mais detalhes no site e no livro “Missão Cumprida. 


Viva Disney e Orlando: Como você se sente ao ser o primeiro brasileiro a viajar ao espaço? 

Marcos Pontes: Fiquei muito honrado ao representar oficialmente o Brasil como astronauta profissional. Alias, é bom ressaltar que o Brasil é o único pais do hemisfério sul da Terra que possui um astronauta profissional a sua disposição. Espero que todo o Brasil esteja “comigo” na minha próxima missão espacial. 

Viva Disney e Orlando: Como foi o treinamento para essa sua primeira viagem ao espaço? 

Marcos Pontes: O treinamento de astronautas é composto:

- 70% treinamento técnico - operação, montagem, manutenção, e configuração de sistemas das espaçonaves.
- 15% preparação emocional com psiquiatras e psicólogos
- 10% preparação fisiológica, com médicos para entender seu corpo e validar sua saúde para as condições de espaço 
- 5% preparação física (ginásio e piscina).


Viva Disney e Orlando: Com frequência você realiza palestras no Kennedy Space Center. Conte um pouco sobre o tema da palestras.

Marcos Pontes: Em 30 minutos, falo sobre minha vida, desde os tempos de Bauru até o espaço, como forma de motivar os jovens visitantes a acreditarem que é possível e realizarem seus sonhos. Incluo também curiosidades e fatos técnicos da vida no espaço, do equipamento e das operações.

Viva Disney e Orlando: Como que os brasileiros te recebem no Kennedy Space Center? 

Marcos Pontes: A escala de astronautas pela NASA para o Centro de Visitantes do KSC é restrita. Nem todos os astronautas são convidados para representar a NASA junto ao público e receber visitantes de todo o mundo. Temos apenas dois “internacionais” na escala: eu e o astronauta mexicano Rodolfo Neri. É uma honra receber os brasileiros no KSC. É sempre muito bom o contato com nossos compatriotas.


Você pode adquirir produtos exclusivos do astronauta Marcos Pontes nesse link Lembrando que em 2018, o Astronauta estará no Kennedy Space Center nas seguintes datas: 18 a 22 de janeiro 16 a 22 de julho. A experiência está incluída no valor do ingresso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário