"A família SeaWorld está profundamente triste ao anunciar que uma das suas orcas mais conhecidas, Tilikum, faleceu. Tilikum morreu cedo esta manhã, 6 de janeiro, cercado pelos treinadores, funcionários de cuidados e veterinários que lhe forneceram o cuidado de classe mundial 24 horas por dia" Este é o trecho da nota publicada pela rede SeaWorld em seu site. Tilikum era a estrela do famoso show de orcas do SeaWorld junto com Shamu, tinha 36 anos e há 25 estava no parque de Orlando. De acordo com a nota, a causa da morte só será determinada após a realização da necrópsia. Porém, foi no ano passado que a saúde do animal começou a ficar debilitada com uma infecção bacteriana no pulmão.
A figura de Tilikum está associada a um trágico acidente envolvendo a treinadora Dawn Brancheau, de 40 anos, que morreu no dia 24 de fevereiro de 2010 após ser atacada pelo animal na frente da plateia. Após este evento, os shows foram reformulados.
A rede lembrou que Tilikum não foi coletado pela equipe e diz que eles não realizam coletas de baleias da natureza em quase 40 anos. Com forte pressão de ambientalistas, em março do ano passado, o SeaWorld anunciou o fim do programa de criação de orcas. Relembre aqui.
"Tilikum teve, e continuará a ter, um lugar especial nos corações da família SeaWorld, bem como os milhões de pessoas em todo o mundo que ele inspirou", disse o presidente e CEO da SeaWorld Joel Manby. Veja o vídeo divulgado pela rede em memória à Tilikum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário