segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Flórida decreta emergência com aproximação do Furacão "Irma"

Imagem ilustrativa 

Após os desastres causados por causa do Furacão Harvey, os Estados Unidos volta a se preocupar com mais uma possível tempestade. O Centro Nacional de Furacões divulgou nessa terça-feira (05) que o Furacão "Irma" aumentou sua intensidade para 5 em uma escala que vai até 5. O órgão responsável por monitoramento de tempestades ainda classificou Irma como potencialmente catastrófica e disse que há uma grande possibilidade de chegar à Flórida. 

O governador da Flórida, Rick Scott, decretou Estado de Emergência que serve para informar as pessoas e permitir com que autoridades locais utilizem edifícios públicos como abrigos. Entre a terça-feira à noite e a manhã de quarta-feira o furacão chegou em algumas ilhas do caribe e causou grandes transtornos. 

Já é confirmado que o furacão atingirá a Flórida. No domingo, Irma chegará em Orlando, mas com categoria 2. Não há nenhum toque de recolher, mas o ideal é os visitantes da cidade ficarem em seus quartos de hotéis no sábado a partir das 17h. Miami recebeu ordem de evacuação na tarde desta quinta-feira (07/09). 

Se você está planejando visitar Orlando, a dica é não entrar em pânico. A Disney possui uma política oficial. Se um aviso de furacão for emitido no prazo de sete dias antes da sua chegada, aqueles que tiverem feito reservas diretamente no site da Disney, podem reprogramar ou cancelar suas férias sem qualquer taxa a ser paga. Lembrando que existem algumas exceções como por exemplo, não podem ser canceladas algumas reservas de jantares e eventos especiais como o Halloween na Disney. Embora seja raro um furacão atingir Orlando, alguns parques possuem medidas de segurança como fechamento antecipado.

Algumas mudanças nos itinerários do Disney Cruise Line estão acontecendo como você pode ver nesse link.  

Parques 

Todos os parques de Orlando estão monitorando o furacão e A Disney está divulgando em suas redes sociais uma política em caso de furacões. 

Veja uma nota que está sendo divulgada pela Disney para os agentes de viagens: 

"Por favor, note que o Centro de Reservas da Disney está atualmente com forte volume de chamadas. Se você precisar atender uma reserva para chegada entre agora e 13 de setembro de 2017, nós o encorajamos a permanecer na linha. Se você precisa atender uma reserva para chegada após 13 de setembro de 2017, recomendamos usar sua ferramenta de reserva on-line, ou ligar de volta mais tarde". 

A Disney anunciou o fechamento de todos os seus parques e Disney Springs a partir de sábado e permanecerá até segunda. Confira os horários no pronunciamento oficial, aqui. 

O SeaWorld e o Busch Gardens anunciaram pelo fechamento de seus parques às 17h do sábado e ficará até segunda. No site, há um aviso dizendo que a decisão será para a segurança dos visitantes e dos animais do parque. O Aquática fechará no sábado até segunda. O Discovery Cove não abrirá no domingo e permanecerá com as portas fechadas até segunda. 

A Legoland também fechará no sábado até segunda-feira. 

 A Universal Orlando anunciou o fechamento do complexo às 19h do sábado e ficará até segunda. 

Isso quer dizer que os parques retornam a rotina na terça-feira. 

Aeroporto de Orlando e Cancelamentos de voos 

O aeroporto de Orlando decidiu pelo fechamento às 17h do sábado. 

Algumas companhias aéreas estão cancelando alguns voos e permitindo que alguns passageiros troquem a data de viagem.  

A Latam está oferecendo opções aos seus passageiros com voos programados entre 5 e 11 de setembro de 2017 para reprogramarem as suas viagens. 

A Azul cancelou alguns voos e os passageiros afetados serão reacomodados. 

A Avianca diz que "isentará de taxa de remarcação ou reembolso clientes que desejarem alterar ou cancelar reservas em voos, entre os dias 6 e 10 de setembro, de e para Miami". 

A Delta Airlines  cancelou alguns voos e está permitindo que passageiros remarquem. 

A Copa também se manifestou e permite a troca e ficará isento de taxas se os passageiros marcarem a nova viagem até 30 de setembro. 

A American Airlines cancelou todos os voos e deixou em seu site procedimentos para quem desejar remarcar. 

A situação dos voos estão sendo atualizadas minuto a minuto no site do aeroporto de Orlando. Veja aqui

Hotéis e hospedagens

Quem estiver em hotéis, o ideal é perguntar sobre os procedimentos a serem adotados. Alguns hotéis como os três Rosen Inns da International Drive e o do Lake Buena Vista estabeleceram "taxas de socorro" de 59 dólares por noite. O Rosen Plaza e o Rosen Center oferecem 79 dólares por noite. Essas taxas servem para auxiliar os hóspedes devido à possíveis evacuações de hotel e compra de alimentos, água e utensílios. 


Centros de Compras 

A maioria dos centros de compras, shoppings e outlets irão fechar mais cedo hoje e permanecerão no sábado e domingo. Caso não haja danos, a abertura pode acontecer na segunda. 

O ideal é acompanhar as previsões do tempo na cidade ou visite com frequência o blog, pois estaremos atualizando as informações diariamente. Você pode acompanhar também a página no Facebook. 


Saiba como se preparar


O ideal é planejar com antecedência. O Estado da Flórida possui um aplicativo on-line que permite a criação de planos de emergência. A primeira coisa a fazer é entrar em contato com a gerência do hotel para saber se existe algum plano de evacuação, tanto no hotel como no Estado da Flórida. 

O site do Itamaraty recomenda: "É importante, nessas situações, identificar abrigos temporários; ter à mão casacos e roupas impermeáveis; guardar documentos (carteira de identidade, passaporte, etc.) em bolsas plásticas e procurar afastar-se de zonas costeiras".

Ainda emite que: "Durante o furação, deve-se desconectar os serviços básicos de luz, água e gás; não acender velas, isqueiros, fósforos; ficar afastado de portas e janelas; buscar abrigo em locais com paredes mais seguras e de dimensões menores; e procurar afastar-se de rios, lagos e do mar. Após a passagem do furacão, deve-se verificar se o local em que se buscou abrigo sofreu danos significativos. Em caso afirmativo, deve-se abandoná-lo até que as reparações sejam feitas".

Notícia atualizada em 08/09/2017 às 18h55min

Nenhum comentário:

Postar um comentário