terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Brasileiros alugam carros em Orlando para maior conforto


Frequentemente, vejo pessoas em dúvida se é melhor alugar um carro ou utilizar transportes como ônibus, Uber ou táxi. Para falar a verdade, o carro, além de muito mais confortável e flexível, é uma opção muito mais barata. Por qual motivo é mais econômico? Por causa que Orlando é uma cidade para veículos. Nas ruas que conectam as principais atrações e lojas você dificilmente verá calçadas. Então, andar a pé por lá não é fácil. Dependendo do seu planejamento, se você fizer muitas indas e vindas, Uber e Táxi poderão se tornar caros. E o transporte público fará você ficar preso em horários. Então, o carro é muito mais confortável. 


Locadoras de Carro 

A primeira coisa para prestar atenção é qual locadora de carros escolher. Há muitas, sendo que as mais conhecidas são a Alamo, Avis, Dollar e Sixt. Nós já utilizamos a Alamo e gostamos muito do atendimento. A Budget também já utilizamos, porém o atendimento e a qualidade dos carros que ofereceram não foram os melhores. Acredito que depende do local em que você for retirar, pois há diversas lojas espalhadas por Orlando. Na minha percepção, algumas são mais profissionais do que outras. 

Seguros 

Normalmente quando acontece o aluguel de um carro, já vem algum seguro no contrato. O mais básico e oferecido pelas locadoras, é aquele que protege contra todos os danos ao veículo como roubos, colisões e vandalismo, o chamado Loss Damage Waiver. (LDW) Porém, existem outros. O Collision  Damage Waiver (CDW) protege apenas contra colisões. O Adittional Liability Insurance (ALI), contra danos ao veículo e contra terceiros. O Personal Accident Insurance (PAI) oferece também despesas médicas que por ventura venha precisar. E o último é o Personal Effects Protection (PEP) que cobre também os furtos de bagagens. Lembrando que caso você já tenha contratado um seguro de viagens, não precisa desses dois últimos. O ALI é o melhor de ser contratado, protegendo de danos o veículo e contra terceiros. 

Documentos 

A primeira coisa a levar em consideração é que a locação nos EUA só é permitida para maiores de 21 anos. Em cidades como Orlando, os menores de 25 vão ter um adicional de 50 dólares no valor da diária. Por causa da Convenção de Viena, muitos países como os EUA aceitam a CNH  como documento, não sendo preciso fazer a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Caso prefira a PID, você precisará ter a CNH junto. 

Qual carro alugar? 



A primeira coisa para entender é que você aluga modelos e não um carro específico. Por exemplo, você aluga um carro da categoria SUV e na hora da retirada, os funcionários lhe dirão as opções de marcas que estão disponíveis. É meio que uma sorte! Em todas as nossas viagens sempre optamos pela SUV's por causa dos porta malas. Nessa última viagem, nós conseguimos um Ford EDGE. O carro é muito bom, mas os porta-malas...tivemos que sofrer um pouco para fazer caber 8 malas, além das mochilas e nós 😂. Afinal, quais são as categorias? 


- Econômicos são os mais baratos, porém os menores. Um exemplo é o Mitsubishi Mirage 

- Compact - São econômicos só que um pouco maiores, incluindo o porta malas. Um exemplo é o Nissan Versa. 


- Midsize - Maiores que os compactos, carros sedã. Exemplo: Hyundai Elantra 

- Fullsize - Um pouco mais luxuosos. Exemplo: Chevrolet Malibu

- Minivan - Comporta entre 7 e 8 pessoas. Exemplo: Toyota Sienna 

- As SUV's são as melhores para famílias de 4 a 5 pessoas. Com porta malas espaçosos, mas depende da marca. 

Na hora da retirada 

Na hora da reserva, você opta qual loja que você irá retirar. Quando chegar na loja, você vai para a fila e o funcionário irá lhe atender. Um caução será bloqueado do seu cartão de crédito internacional. Não se assuste, pois quando você retornar com o carro, ocorrerá o desbloqueio. O valor fica entre 100 e 300 dólares. 

GPS não é mais tão essencial 

Na nossa última viagem, nós alugamos o GPS, mas por causa de um problema técnico no meio da viagem, começamos a utilizar o aplicativo Here We Go para nos localizarmos. Funcionou muito bem, com caminhos seguros e indicação de velocidade e radares. Esse app funciona mesmo sem wi-fi 😃

Já ia me esquecendo. Reservar com antecedência é altamente recomendado. Na próxima postagem, vou contar a nossa experiência com a Budget. 


Um comentário: