sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Flórida decreta emergência com aproximação do furacão Dorian

Imagem: ilustrativa 


Como o nosso blog trata de tudo sobre Orlando, não tem o porquê de a gente não comentar também sobre a chegada do furacão Dorian, na Flórida. A temporada de furacões nos Estados Unidos acontece durante os meses de junho a novembro, sendo agosto e setembro os mais propícios para a ocorrência desses fenômenos. 

Desde a semana passada, o Centro Nacional de furacões dos EUA está monitorando o furacão Dorian que iniciou na categoria 1 e atualmente está na 3 (categoria vai de 1 a 5, sendo o 5 mais devastador). O furacão passou pelas Ilhas Virgens Americanas e Porto Rico e foi em direção ao mar. A expectativa é que Dorian chegue na costa americana na segunda-feira para terça-feira com ventos de 209 km/h, ou seja, na categoria 4. 

O presidente Donald Trump declarou emergência na Flórida já que o furacão atingirá a região. Com isso, 4000 soldados da Guarda Nacional estão em prontidão para possíveis danos. Moradores  e turistas que estiverem na Flórida devem se preparar com estoque de comida para 7 dias, incluindo comida e medicamentos. 

Como os furacões Irma e Matthew, há grande chance do Dorian atingir Orlando. Vamos torcer para que, como das outras vezes, o furacão perca força e se transforme em uma tempestade tropical. A última notícia é de que o furacão estava saindo da rota da Flórida, porém haverá impactos. 

Se você está planejando visitar Orlando, a dica é não entrar em pânico. A Disney possui uma política oficial. Se um aviso de furacão for emitido no prazo de sete dias antes da sua chegada, aqueles que tiverem feito reservas diretamente no site da Disney, podem reprogramar ou cancelar suas férias sem qualquer taxa a ser paga. Lembrando que existem algumas exceções como por exemplo, não podem ser canceladas algumas reservas de jantares e eventos especiais como o Halloween na Disney. Embora seja raro um furacão atingir Orlando, alguns parques possuem medidas de segurança como fechamento antecipado. 

Algumas mudanças nos itinerários do Disney Cruise Line estão acontecendo como você pode ver nesse link.

Parques e atrações


O Walt Disney World emitiu uma nota informando que haverá mudanças na abertura de horário de seus parques na terça-feira. 

Magic Kingdom: 8am às 15h
Epcot:  7am às 15h
Hollywood Studios: 9am às 14h
Disney Springs: das 10am às 15h
Typhoon Lagoon e campos de minigolf: das 10am às 15h
Blizzard Beach e ESPN Wide World of Sports: fechado

Os shows Illuminations (Epcot), Rivers of Light (Animal Kingdom) do dia 02 de setembro foram cancelados. Os shows de Halloween (no Magic Kingdom) e Star Wars (Hollywood Studios) vão ser apresentados, mas em uma versão modificada. 

O Universal Orlando informou que está monitorando o furacão e que os parques estão funcionando normalmente. E para quem tiver dúvidas, quiser cancelar ou mudar os seus planos de viagens, pode entrar em contato pelo telefone ‭877-801-9720 ou no email reservations@universalorlando.com.‬

No dia 03 de setembro, o Volcano Bay não estará funcionando. Os parques Islands of Adventure e Universal Studios vão abrir às 9h, no dia 03, e poderá ser fechado ao longo do dia. 

O SeaWorld irá permanecer fechado na terça-feira, dia 03. 

O Kennedy Space Center estará fechado nos dia 03 e 04 de setembro. 

A Orlando Eye, a famosa roda gigante de Orlando, não recebe visitantes deste sexta-feira, 31 de agosto, e só vai abrir após a passagem do Dorian. 


Aeroporto de Orlando e Cancelamentos de voos


O aeroporto de Orlando emitiu uma nota informando que fechará o aeroporto na madrugada do dia 03 de setembro às 2.a.m sem data para reabrir. É importante você conferir com a sua companhia aérea o status do seu voo. 

Algumas companhias aéreas estão cancelando alguns voos e permitindo que alguns passageiros troquem a data de viagem. 

A Latam está oferecendo opções aos seus passageiros, com voos programados entre 30 de agosto e 04 de setembro, para reprogramarem as suas viagens.

A Azul informa que, por enquanto, os voos estão mantidos, porém os com destino para Fort Lauderdale e Orlando estão sofrendo atualizações. Fique de olho em seu e-mail. 

A American Airlines enfatiza que é importante conferir como está o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto. Você pode conferir a página especial (em inglês) com os procedimentos aqui. 

A Copa Arilines criou uma página exclusiva com informações sobre seus voos e informa que voos com destino ou partidas da Flórida, incluindo Orlando, sofrerão mudanças, especialmente nos dias 01, 02 e 03. 

Para acompanhar a situação do seu voo, veja aqui. 

Hotéis e hospedagens 

Quem estiver em hotéis, o ideal é perguntar sobre os procedimentos a serem adotados. Alguns hotéis, em caso de furacões, estabelecem "taxas de socorro" que variam de 59 a 79 dólares por noite. Essas taxas servem para auxiliar os hóspedes devido à possíveis evacuações de hotel e compra de alimentos, água e utensílios.

Centros de Compras 

Os centros de compras ainda não se pronunciaram. 

Saiba como se preparar


O ideal é planejar com antecedência. O Estado da Flórida possui um aplicativo on-line que permite a criação de planos de emergência. A primeira coisa a fazer é entrar em contato com a gerência do hotel para saber se existe algum plano de evacuação, tanto no hotel como no Estado da Flórida. 

O site do Itamaraty recomenda: "É importante, nessas situações, identificar abrigos temporários; ter à mão casacos e roupas impermeáveis; guardar documentos (carteira de identidade, passaporte, etc.) em bolsas plásticas e procurar afastar-se de zonas costeiras". Ainda emite que: "Durante o furação, deve-se desconectar os serviços básicos de luz, água e gás; não acender velas, isqueiros, fósforos; ficar afastado de portas e janelas; buscar abrigo em locais com paredes mais seguras e de dimensões menores; e procurar afastar-se de rios, lagos e do mar. 

Após a passagem do furacão, deve-se verificar se o local em que se buscou abrigo sofreu danos significativos. Em caso afirmativo, deve-se abandoná-lo até que as reparações sejam feitas".

Obs: Essa postagem será atualizada com frequência. Última atualização: 02 de setembro, 20h20

Nenhum comentário:

Postar um comentário